Feng Shui
Dicas de Feng shui para a sua casa, feng shui para o seu carro, feng shui para o seu jardim. Feng shui no dia a dia. Conheça as técnicas do Feng Sui para trazer boas energias para sua casa e sua vida. Feng Shui na cozinha, feng shui no quarto, feng shui para o jardim, feng shui e as cores, feng shui e os animais, feng shui e as energias. Simpatias feng shui, rituais feng shui… Tudo sobre Feng Shui.
A origem da expressão “Feng Shui” está no Zang Shu (O Livro dos Enterros) escrito pelo Mestre Guo Pu (276-324 d.C). O termo é citado na seguinte sentença:
O Qi é disperso pelo vento (feng) e acolhido pela água (shui). green bell
O Feng Shui é uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram teriam percebido que cada área natural, terreno ou edificação seria dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch’i (chamada em chinês de qi), e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.
Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno poderiam agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tenderiam a ser prejudiciais, supostamente compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários, segundo esta interpretação da natureza.
Segundo as ideias pregadas pelo Feng Shui, quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição. Claro está que tais sentenças fazem parte desta crença e não são de forma alguma endossadas pela ciência.
Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, não utilizavam-na isoladamente: consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan. (Fonte:wikipedia)
Existem presentemente duas formas de feng shui. O feng shui clássico, tradicional e o feng shui contemporâneo criado nos últimos 30 anos a partir da fusão com outras culturas.
____________________________________________________________________
INTRODUÇÃO AO FENG SHUI:
O Feng Shui é a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos.
Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde então, aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e resoluções são capazes de resolver quase todos os problemas envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela. São adaptados ao moderno estilo de vida, nos levando a entender e compreender uma sabedoria muito profunda que nos ensina a “viver em harmonia com a natureza”. Em outras palavras, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas. Suas leis e princípios foram desenvolvidos através dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo.
2- FILOSOFIA
É uma antiga ciência chinesa que visa a localização de diferentes tipos de energia em um local. A palavra ciência, aqui, não tem e nem pretende ter a conotação da ciência moderna. Quando dizemos ciência, significa um sistema no qual os princípios e regras foram baseados em observações e dados estatísticos ao longo dos anos.
A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas significa muito mais que isso. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.
A prática do Feng Shui combina intuição, magia, design interior, bom senso e habilidade artística. Também é considerada uma visão universal que abraça céu, terra, pessoas e energia. Todos esses elementos estão conectados pelo Chi – a força de vida cósmica. Ao maximizar o Chi através do Feng Shui, você pode expandir e melhorar sua vida em todos os aspectos.
A filosofia chinesa favorece uma disposição para a vida em que tudo está interconectado e nada opera isoladamente.
3- HISTÓRICO
O Feng Shui tem três linhas com diferentes aplicações: a escola da Forma, da Bússola e a do Chapéu Negro. A última é uma das mais populares, por ser de fácil aplicação e é a mais usada da China.
A escola da Forma é a mais antiga e detalhista. Leva em conta o relevo da paisagem, o formato dos móveis e dos objetos.
A escola da Bússola analisa os setores favoráveis e desfavoráveis da casa, através dos pontos cardeais e do grupo energético (Leste e Oeste) das pessoas que moram no lugar. Utiliza uma bússola chamada Lo Pan, dificílima de usar. Essa bússola tem cerca de 64 campos de informação.
A primeira referência a este instrumento no Ocidente aparece em um documento de 1.190, europeu, chamado De Naturis Rerum.
No mundo ocidental, a forma mais utilizada do Feng Shui é a do Chapéu Negro. A escola foi criada há quase trinta anos pelo monge budista Lin Yun e é uma das poucas que pode ser aplicada pelo próprio morador, com a simples ajuda de um Baguá (pah kwa), dividido em oito áreas.
4- FUNDAMENTO
Suas teorias são baseadas no pensamento máximo chinês, o I Ching, juntamente com as leis do yin yang e cinco elementos – vitais em toda a cultura chinesa. Portanto, para se estudar mais profundamente o Feng Shui, deve-se ter em mente, que um estudo aprimorado e profundo dos 64 hexagramas do I Ching se faz necessário, e também as leis do yin yang, os opostos complementares e os cinco elementos e seus relacionamentos. Toda esse estudo visa o entendimento do modo chinês de ver e entender o mundo e o universo, com seus eternos ciclos de mudança. Lembre-se: “Mudança é a Lei da Vida”.
5- EVOLUÇÃO
Tudo na natureza muda e nada é estável, lembrando o símbolo que representa o yin e yang. Seu eterno processo de mudança, de mutação, mostra ao homem que toda a natureza, ou seja, o universo inteiro, sempre muda e evolui, nunca fica estagnado e parado no tempo. Assim, devemos agir desta mesma maneira em relação às nossas vidas.
Negligenciar que as coisas se transformam, é fechar os olhos para eventos que sentimos durante toda a nossa vida.
É importante salientar uma coisa: o fanatismo seja ele em qual nível que se aplique, nunca é benéfico, trazendo resultados que às vezes podem ser destrutivos e nos afastar do caminho da sabedoria. No Feng Shui isso é uma grande regra a se seguir. As pessoas têm uma tendência natural de considerar seja o Feng Shui ou qualquer outro sistema, como uma verdade absoluta, baseando toda a sua rotina nisso, e esquecendo que dentro de nossos relacionamentos, existem outros fatores de responsabilidades. Por isso, não devemos nos afastar da vida em sociedade, e sim, passar a considerar nossa vida e a das pessoas que nos cercam, como um todo em que tudo está relacionado.
6- MESTRES DE FENG SHUI
Os grandes Mestres de Feng Shui do passado praticavam, juntamente com essa arte, a Medicina Tradicional Chinesa e também o Chi Kun, o Tai Chi e o Nai Kun. Tais práticas sempre estiveram juntas, pois um médico chinês entende que se uma pessoa tem algum problema, isso foi gerado por alguma razão. Assim, ele vai até a casa do paciente olhar o que pode estar errado e o que pode ter gerado a desarmonia, conseguindo, assim, duas formas de diagnóstico e tratamento. Infelizmente, hoje em dia as coisas são diferentes, e poucas pessoas podem ser chamadas de Mestres de Feng Shui.
7- PAÍSES ONDE SE PRATICAM
Hoje em dia, o Feng Shui é praticado em todo o mundo.
Seu maior desenvolvimento acontece em Hong Kong, Malásia, Cingapura e Taiwan.
Embora sua origem seja chinesa, os próprios chineses perderam o conhecimento dessa arte, principalmente pelas consequências da Revolução Cultural. Os valores foram invertidos, e muito da cultura tradicional chinesa foi esquecida e deixada em segundo plano. Aliás, é interessante notar a inversão de valores do ocidente com o oriente. O ocidente procura o oriente, em suas práticas milenares como a acupunctura, as massagens, as lutas marciais, alimentação e modo de se vestir. E o oriente está cada vez mais se ocidentalizando, buscando valores diferentes dos de sua cultura e, podemos até dizer, valores principalmente baseados no materialismo.
Atualmente, além das “capitais” do Feng Shui, a Europa, os Estados Unidos e o Brasil têm tido um grande desenvolvimento desta prática, embora nem sempre preservando a tradição verdadeira. Muitas pessoas e praticantes aderem ao Feng Shui após terem certas idéias formadas, sendo muito difícil andar por um novo caminho.
8- CONCEITOS ERRADOS
O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade.
Ele deve ser entendido como um dos vários sistemas existentes da filosofia chinesa, e não uma panacéia para todos os males. Ele não traz sucesso da noite para o dia, nem é uma mágica milagrosa. Mas se você aplicar seus conceitos cuidadosamente, ele fará sua vida mudar de rumo.
____________________________________________________________________
instrumentos do Feng Shui:
Esferas facetadas ou multifacetas de Cristal: um dos instrumentos mais clássicos do Feng Shui. Podem ser usados para energizar um ambiente, ativar a Energia de um local , ativar uma das áreas do Bagua de um ambiente, corrigir alinhamentos de circulação de Energia, etc.
– Exemplo de aplicação: quem tem uma porta de entrada de frente (alinhada) para uma janela, no Feng Shui se diz que este ambiente é problemático, pois a Energia Chi entra pela porta e sai direto pela janela, deixando o ambiente sem Energia. Uma das soluções é pendurar uma esfera facetada no batente da janela. A esfera irá evitar a fuga de energia.
– Exemplo de aplicação: quem tem uma porta de entrada de frente (alinhada) para uma janela, no Feng Shui se diz que este ambiente é problemático, pois a Energia Chi entra pela porta e sai direto pela janela, deixando o ambiente sem Energia. Uma das soluções é pendurar uma esfera facetada no batente da janela. A esfera irá evitar a fuga de energia.
Prisma d’água: é usado para Energizar os Ambientes. O Prisma só funciona quando pendurado em janelas ou varandas onde bate sol. O sol, ao bater sobre o Prisma, forma um Arco de Cores que Energiza todo o Ambiente em sua volta.
Cristais e Pedras: fontes naturais de energia. Dependendo do cristal, podem energizar um ambiente ou reter Energias Negativas, bem como ativar uma das áreas do Bagua.
– Exemplo de aplicação: Quartzo Rosa é um ótimo cristal para se ter no quarto do casal, para ativar a Energia do Amor.
– Exemplo de aplicação: Quartzo Rosa é um ótimo cristal para se ter no quarto do casal, para ativar a Energia do Amor.
Bagua de Proteção: é um talismã de Proteção de Ambientes do Feng Shui. Deve ser colocado pelo lado de fora da porta de entrada, acima do batente da porta. Dê preferência aos Baguás com espelho convexo no centro.
Sino dos Ventos ou Mensageiro do Ventos: outro instrumento clássico do Feng Shui. Ele pode ser feito de vários materiais: metal, bambu, pedras, plástico, etc. Tem como finalidade principal, energizar um ambiente, seja pelo som que provoca, seja pelo seu movimento. O Sino de Vento de Metal é muito usado em Consultorias, pois quando ele toca, o metal vibra e eleva a Energia deste ambiente.
– Exemplo de aplicação: coloque um sino de vento, de metal, na porta de entrada. Toda vez que a porta abrir e o sino tocar, estaremos aumentado a entrada de Energia e de oportunidades em nossa casa.
– Exemplo de aplicação: coloque um sino de vento, de metal, na porta de entrada. Toda vez que a porta abrir e o sino tocar, estaremos aumentado a entrada de Energia e de oportunidades em nossa casa.
Fonte d’água : a água é o símbolo universal de Prosperidade, Riqueza, Fartura, Saúde e Vida. Não existe nenhuma restrição ao uso de uma fonte nos ambientes. O melhor local para se colocar uma fonte é na área do Trabalho ou Prosperidade do Baguá.
Franco Guizzetti


Nenhum comentário:
Postar um comentário